Realizando Sonhos

Água – Fonte da Vida, A Importância da Preservação da Natureza

Crianças do Corassol Participaram de um Ciclo de Atividades com o tema “Água”

Valorizar a água como fonte de vida, conhecer seu ciclo na natureza e sua relação com a vida, compreendendo que nossas atitudes são muito importantes para sua preservação, foi o objetivo do tema trabalhado no mês de abril: “Água – Fonte de Vida”.

O tema foi a pauta das crianças e adolescentes para uma série de atividades realizadas. Organizados em grupos, planejaram os materiais que seriam utilizados, bem como as pesquisas que iriam realizar para compor a história da água.

 

Após este início, começou a melhor parte, a execução, e o primeiro passo foi montar um caderno para cada grupo, onde seria anotada toda organização das atividades, funcionando como um plano de ação. Mas este não era um mero caderno, ele foi encapado com materiais reciclados, com muita criatividade, cada capa mais linda que a outra, difícil foi escolher a mais bonita: Grupo 1, utilizou miçangas para desenhar uma torneira e gotas de água saindo; grupo 2 fez desenhos coloridos para representar a água que devemos economizar; grupo 3 fez colagem representando a chuva regando um lindo jardim; grupo 4, com muitas folhas recortadas de papeis verdes em tons diferentes, produziu uma imagem representando a natureza; grupo 5 fez uma representação de poluição dos mares com desenhos bem coloridos; grupo 6, com recortes, fez imagens sobre desperdício de água.

 

Mas não parou por aí, a próxima fase foi a pesquisa na internet, a coleta de informações e a formação de ideias para a construção da história sobre a preservação da água. Muito empolgados em utilizar os computadores, os que dominavam o manejo do equipamento orientavam os demais, para que, assim, todos tivessem oportunidades de aprender mais. Essa etapa foi tão importante para alguns, que até ficou um gostinho de quero mais.

 

Dando continuidade ao trabalho, cada grupo escolheu a forma de como seria apresentada sua pesquisa. Alguns escolheram fantoches, cartazes, teatro, músicas, poemas, trabalhando com empolgação para que tudo ficasse pronto para o grande dia da apresentação.

Chegando finalmente o dia de demonstrar o que aprenderam, colocaram-se como artistas perante a plateia. Ansiosos no início, foram se soltando e, aos poucos, foram apresentando aos colegas os resultados de suas
pesquisas.

 

A atividade encerrou um ciclo de trabalho referente à água, onde os usuários puderam exercitar-se em pesquisas e aprimorar os conhecimentos sobre o assunto

Nenhum comentário

Deixe seu comentário