Realizando Sonhos

Visita especial

Quando a gratidão e o respeito fazem a diferença

Aprendemos uns com os outros e, a cada experiência, é possível ver transformações e novas descobertas. No Corassol, entre os dias 28 e 31 de agosto, os nossos pequenos pensaram, mais uma vez, sobre lugares em que poderiam realizar ações solidárias, decidindo visitar um lugar muito especial de nosso território, a Casa do Vovô. Com muito entusiasmo começaram a planejar o que poderiam oferecer às pessoas que lá residem, iniciando mais uma etapa de novas experiências.

A vontade de ajudar e demonstrar carinho foi reforçada quando assistiram a um vídeo, que ensinava a pintar vasos. Daí por diante, a imaginação ganhou asas. Através da arte com muitas cores, um “presente” iria nascer. Dentro dos vasinhos semearam uma pequena horta, transbordando amor neste singelo gesto de oferta. E, em roda de conversa, refletiram sobre um tema: “Como é envelhecer?”. Em cuidadosa reflexão concluíram que é preciso muito respeito, paciência e zelo para com os idosos.

 

Com os vasos semeados, era o momento de ir à Casa do Vovô. Recebidos com muita atenção e afeto, foram guiados pelos corredores e, a cada passo, os senhores e senhoras presentes sorriam, abraçavam e compartilhavam daquele momento tão bonito: um encontro de diferentes gerações, de muita alegria e novidades!

Mas, uma surpresa ainda estava por vir: o convite para assistir à apresentação de ballet, que estava sendo preparada por outro grupo de visitantes. Ao final do espetáculo, muita gratidão e felicidade pela oportunidade de novos aprendizados e experiências que permanecerão guardadas em suas memórias.

 

Vivências e admiração

De volta ao Corassol, os nossos pequenos receberam uma proposta diferente, que permitiu vivenciar sensações pelas quais os idosos passam diariamente. Envolvendo o corpo com algumas faixas, eles tiveram limitação de alguns movimentos, possibilitando sentir a dificuldade da visão e locomoção em atividades cotidianas, como atravessar a rua, por exemplo.

Após a experiência, as crianças contaram que conseguiram entender um pouco mais sobre os obstáculos do envelhecer e uma amiguinha destacou “a admiração pela criatividade dos mais velhos, porque, mesmo diante das dificuldades, seguem suas vidas bem e felizes”.

 

O aprendizado sobre como é envelhecer continuou e o cuidado com os vasinhos também. Entre os dias 3 a 5 de setembro, regaram, com água e muito ternura, as hortas plantadas, esperando a hora de entregá-las. E depois, estimulados a imaginar, esboçaram desenhos sombreados, expressando como eles seriam quando se tornassem idosos: cenas alegres, ao lado do cachorro, relaxando na piscina, com a família.

E por falar em cena, a semana terminou com a criação e apresentação da peça teatral: “Brilho do envelhecer”. E através de personagens interpretaram os momentos mais lindos, como a sabedoria que a experiência de vida pode oferecer. Todos os momentos vividos trouxeram um olhar de empatia e respeito pelos idosos. A atividade foi acompanhada pela orientadora Névia Roberta.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário