Realizando Sonhos

Varinha Mágica

Arte e criatividade: “Juntos, em união, fazendo a transformação”

Durante o mês de agosto, dentro do tema do semestre: “Convivência alegre e grata, fortalecendo amizade e aprimorando o aprendizado”, aprendemos sobre o território da Instituição e criamos boas memórias. Mas o calendário correu rápido, e chegou setembro, e, com ele, o subtema: “Juntos, em união, fazendo a transformação”, que levou nossos pequenos a navegar pelo universo da fantasia, com muita atividade lúdica, para estimular reflexão sobre valores humanos, incentivar a curiosidade, despertar a criatividade, explorar talentos e praticar habilidades.

Essa ação, aplicada à arte, contribuiu para que nossos pequenos passassem a observar ao seu redor com um olhar diferente, despertando para a importância do “ressignificar“ em suas vidas.

Nos dias 12 e 13 de setembro, as crianças e adolescentes foram estimulados a criar algo que expressasse “transformação”. E não era qualquer objeto, precisava representar o “poder” de transformar para melhor. Antes, em roda de conversa, refletiram sobre responsabilidades nos atos praticados, e pensaram o que eles queriam mudar no mundo e em si mesmos. Inspirados em grandes personagens como Harry Potter, Fada do Dente e Fada da Varinha de Condão, escolheram produzir varinhas mágicas.

 

Empolgados com o novo projeto foram até a praça, para recolher gravetos. A escolha era baseada em sensações, nas quais se sentissem mais corajosos e fortes. E, de repente, naquele lugar surgiram “magos e fadas”. E, em cada gesto, era como se estivessem em um lugar encantado. Mas ainda faltava um toque particular: “o que seria do mundo da magia, sem a imaginação?”. Trabalharam artisticamente: pintaram as varinhas de várias cores, usando glitter, colocaram pedras, que eles achavam que tinham algum significado. Descobriram que, na verdade, cada detalhe expressava perseverança e o desejo de transformar, com a certeza de que sempre estamos em evolução.

 

E, para sempre se lembrarem de que é possível tudo transformar com carinho, eles levaram a “varinha da transformação” para casa. A atividade foi acompanhada, com muito zelo, pelos nossos outros “magos e fadas” orientadores, Matheus Savazzi, Névia Roberta, Aline Reis e Cláudia Helena de Souza. Novos projetos aguardavam para ser realizados. E vamos ver juntos!

 

<<Veja Galeria de Fotos>>
Nenhum comentário

Deixe seu comentário