Realizando Sonhos

Recepção e integração – Acolhimento Parte 4

Novos aprendizados oferecem novas possibilidades e amizades

O acolhimento prosseguiu com novas experiências. O dia 24 de agosto foi de profunda reflexão e emoção. Iniciaram a fase de integração com os futuros companheiros, conhecendo os novos ambientes e participando, pela primeira vez, da atividade coletiva de aquecimento matinal. Na sequência, conversaram sobre as atividades do dia anterior. Receberam com muita emoção a produção artística que fizeram sobre elogiar e ser elogiado, e compartilharam o que estavam sentindo naquele momento. Para continuar a reflexão, assistiram ao vídeo das atividades. Inicialmente, a surpresa por se verem no telão; depois, a alegria pelos elogios; e, por fim, sentimentos bem diferentes e desconfortantes, diante da visão da guerra com as bolas de jornal.

 

Assim finalizava um ciclo de vivências, para sintetizarem a importância de se cumprir os combinados, conhecer-se e contribuir para a paz.

E o tempo passou rápido! Nos dias 27 e 28 dedicaram-se a reforçar o aprendizado do período. Pararam para lembrar sobre os finais de semana: família, amigos, comunidade, lazer, pesquisando e melhorando a compreensão sobre “sentimentos”, “valores” e “combinados” (regras de convivência), e assim estabelecer mais contatos com os grupos, aos quais, estarão integrados. Concluíram que “valor” remete a carinho, respeito ao próximo, qualidade de vida, família. Para fixar o aprendizado escolheram palavras com as quais pudessem expressar sentimentos e “valores”, através de imagens. E surgiram: sol, que representa luz, calor, claridade de sentimentos; planeta, para lembrar como precisamos preservá-lo e até mesmo uma garrafa, que nos faz refletir como é possível reutilizar e dar valor ao que temos.

No dia seguinte, dia 29, véspera da última etapa, distante do início das atividades de acolhimento e tão próximo do seu final, foi dedicado à confecção de outros crachás. Crachás novos, que expressassem a mudança que houve em mim: “Eu, dia 15, quando cheguei, e Eu hoje”.

Dia 30, o grande dia, finalmente, todos juntos! Oportunidade ímpar para “expressar minha expectativa, com minhas mãos”, usando massas de modelar. Os pequenos foram encaminhados aos respectivos grupos, encontrando nesses a mesma atividade de modelagem. Foi só juntar alegria, cortesia e habilidades.

Pronto, mais um sonho realizado, e, no dia 31, o Corassol finalizou o acolhimento de mais um grupo de crianças. Realizada a atividade de aquecimento, o grupo reuniu-se pela última vez, para conversar sobre as emoções do dia anterior e de como foi o primeiro contato com os novos amiguinhos.

Durante os 15 dias do acolhimento, as boas-vindas foram acompanhadas por Aline Oliveira Ximenes Reis, Bruna Domingos, Cláudia Helena de Souza, Marielen Nascimento, Matheus Savazzi e Névia Roberta.

E assim termina mais uma história de acolhimento de flores para nosso jardim.
Em breve teremos novas flores. Apenas o jardim será o mesmo, porque as flores, com certeza, apresentarão outras cores e perfumes diferentes.

<<Galeria de Fotos>>
Nenhum comentário

Deixe seu comentário