Realizando Sonhos

“Nossa vida é maravilhosa” – Semana da Criança 1: Generosidade em ação

Brinquedos feitos com recicláveis possibilitaram a prática de ações generosas

O mês de outubro continuou com muita cor, alegria e motivos mais que especiais para comemorar, agradecer e compartilhar. A data do “Dia da Criança”, no Corassol, foi festejada durante uma semana, com o tema “A criança que existe em mim agradece à criança que existe em você”. E precisaram de muita inspiração para atender aos afazeres que tiveram pela frente, porque, ganhar presentes é sempre bom, mas, presentear nessa data quem, talvez, nada receba, é ainda melhor.

E foi o que os nossos pequenos fizeram, através de divertidas oficinas de arte, por eles escolhidas, para descobrir e criar, praticando habilidades necessárias à ampliação do exercício consciente e responsável da autonomia. Foram mágicos passeios por entre as diversas possibilidades, memórias e sentimentos amorosos em expansão.

De 1 a 5 de outubro, as crianças e adolescentes do Corassol finalizaram algumas atividades de setembro e iniciaram outras, como a Pintura Facial, que fez muito sucesso.

 

Entre 8 e 11, produziram brinquedos com materiais recicláveis. De papelão, tampinhas de garrafa PET e miçanga, surgiram “sapos pega moscas”; com folha de rascunho, papelão e criatividade na decoração, fizeram piões. Todos criando arte conscientes de que o trabalho com recicláveis protege a natureza e contribui para a preservação do meio ambiente.

 

Mas não acabou por aí!

Com o objetivo da aproximação dos participantes entre si e com seus familiares, carinhosamente eles confeccionaram “Pulseiras da Amizade”, ajudando-se na hora de trançar as linhas e dar forma às pulseiras. Tarefa finalizada, a hora mais especial chegou: a de se presentearem, estendendo os presentes aos colaboradores do Corassol e outras pessoas queridas.

 

O mais especial de todos esses trabalhos é que a produção dos brinquedos foi feita em dobro, para que pudessem presentear crianças que não conheciam. Momentos de descontração, nos quais as pequenas mãos também estavam construindo carinho, afeto e gratidão. E, juntos, chegaram à conclusão de que produzir e presentear com amor e gratidão é tão bom ou até melhor do que receber, porque, como alguém já disse: “… é dando que se recebe…”

Outras oficinas agitaram a semana, com a finalidade de produzir presentes: a construção da “Árvore da Gratidão” e do “Pote dos Sentimentos”.

Para a confecção da Árvore da Gratidão cada “artista” aplicou criatividade ao método que aprendeu, utilizando papel pardo para o tronco e papéis coloridos para os frutos. Todos nomearam a respectiva árvore. escolhendo alguém para presentear, fortificando, assim, a importância de sempre fazer o bem ao próximo.

 

O Pote dos Sentimentos foi preparado a partir de recipiente que cada um trouxe de casa e, dentro deles, colocaram conchas, pedras, glitters, lantejoulas e água morna, para dar o efeito especial. Refletiram sobre as sensações e imaginaram quais seriam as cores para cada uma delas.

 

Levaram para casa para presentear um adulto com a mensagem: “Desperte a criança que existe em você”.
E tem muito mais vindo por aí!

As oficinas foram acompanhadas pelos orientadores: Matheus Savazzi, Aline Reis, Cláudia Helena de Souza, Névia Roberta e pelo colaborador Luciano Quaglio.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário