Realizando Sonhos

Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Momentos de troca de vivências, conhecimento e aprendizado

A Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada todos os anos, com o objetivo de mobilizar integrantes do Sistema de Garantia de Direitos, crianças, adolescentes e sociedade para construir propostas voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes nas diferentes políticas públicas.

Todo esse trabalho segue a diretriz do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, que instituiu a “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências” como tema central no ano de 2018, para o debate em todo o País. O tema foi baseado no reconhecimento de que para concretizar os dispositivos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, apesar de diversos avanços, ainda é um desafio a ser enfrentado.

Em Ribeirão Preto, foi realizada uma série de pré-conferências com o propósito de preparar os participantes para a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que aconteceu em novembro. Os adolescentes Tiago Adriel Lima Silveira, Yasmin Leocádio de Jesus, Yasmin Vitória de Oliveira, Daiane Cardoso Messias, Karen Heloísa de Souza Faria, Paulo Otávio da Silva e a Assistente Social Marielen Aparecida do Nascimento, em 31 de outubro, estiveram representando o Corassol na Mini conferência da região do Ipiranga, na Instituição Casa das Mangueiras. Foi um momento de troca de vivências, conhecimento e muita aprendizagem, onde os jovens puderam manifestar seus problemas, desafios e apresentar sugestões para que o poder público, a sociedade e o sistema de garantias de direitos encaminhem soluções reais e que atendam as necessidades de crianças e adolescentes que vivem realidades diferentes e dinâmicas.

 

No dia 09 de novembro, os mesmos adolescentes representaram o Corassol durante a “XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente” e tiveram a oportunidade de vivenciar a cidadania e expressar suas opiniões coletivamente. No primeiro momento da conferência ocorreram palestras para dar base às discussões e construção de propostas que seriam apresentadas durante a temática. No segundo momento, o mais importante: participaram dos grupos temáticos onde foram discutidas políticas públicas, visando a garantia do melhor acesso à educação, assistência social, lazer, cultura e à melhoria da qualidade de vida. Uma missão para lá de especial.

O evento foi realizado no Cine Cauim e contou com a presença de 350 participantes, entre eles, representantes das políticas públicas de Ribeirão Preto, como educação, assistência social, saúde e cultura.

 

O resultado do evento foi considerado muito positivo, em especial quanto à qualidade e quantidade de propostas apresentadas e aprovadas.
Nossos jovens foram acompanhados pela assistente social Marielen Aparecida do Nascimento.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário