Realizando Sonhos
Adolescentes do Proft - Programa Profissional do Futuro

Jovens do PROFT participam de evento promovido pelo Conselho Regional de Psicologia

Os adolescentes, em contato com diferentes visões e opiniões, puderam mostrar os desafios que vivenciam diariamente

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRPSP) recebeu, neste sábado (11), no Centro Social Marista (CESOMAR), crianças e adolescentes de Ribeirão Preto, para comemorar os 25 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Foi realizado um ciclo de atividades sobre temas fundamentais relacionados à realidade infanto-juvenil. O Corassol esteve representado por jovens do Programa Profissional do Futuro (Proft), acompanhados pelas orientadoras e psicólogas Graciele Seleguim e Carolyne Vitorazzi.

A comissão organizadora do evento propôs, para o encontro, os temas: “violência”, “drogas”, “bullying” e “estrutura escolar“. Segundo a psicóloga Graciele, os adolescentes propuseram mais dois temas: “trabalho infantil” e “família. “Ver essa sugestão partindo deles foi muito importante, pois mostra que estão trilhando o caminho certo”, comenta com satisfação a psicóloga.

Os adolescentes, em contato com diferentes visões e opiniões, constataram haver semelhança quanto aos desafios que vivenciam diariamente, reforçando a importância de se vincular à comunidade, para novas conquistas.

De acordo com Graciele, a participação ativa dos adolescentes no desenvolvimento da temática “Protagonismo Juvenil” esteve além da expectativa dos organizadores do evento: “Um grupo, com cartaz, expressou sua opinião sobre a influência da mídia na vida dos adolescentes; outro, usando o teatro, mostrou a relação da escola com o aluno; o terceiro elaborou o ‘Envelope do Desejo’, onde cada participante colocou dentro o seu desejo para o universo; e o último grupo, usando da música, abordou o tema direitos e deveres, com falas provocativas, na intenção de impulsionar reflexões e mostrar o que eles pensam sobre o mundo“.

A tarde agradável foi encerrada com a apresentação da Equipe Old School, companhia de dança de rua conhecida internacionalmente.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário