Realizando Sonhos
valores

Jogo da “Pegada dos Valores”

Aprender brincando: “Juntos, em união, fazendo a transformação”

Aprender na companhia dos amigos é sempre mais divertido.
Em setembro, o tema do mês proporcionou a todos reforçarem a compreensão da diferença que faz o convívio amoroso no resultado de todas nossas ações, para promover transformações saudáveis. E, neste momento especial, as crianças e adolescentes do Corassol compartilharam novas reflexões sobre os combinados (regras de convivência) que construíram juntos, a partir das suas experiências diárias.

Antes da reflexão, para a sensibilização inicial, assistiram a dois vídeos: “Farol da Responsabilidade” e “Vida de Inseto”, e, após, a vivência do conteúdo explorando a criatividade de forma lúdica; construir o jogo da “Pegada dos Valores”, com perguntas em um tabuleiro diferente e gigante. Iniciaram fazendo os desenhos dos pares dos pés, transferiram-nos para o papelão e pintaram com bastante capricho. Na etapa seguinte dedicaram-se ao estudo dos combinados, para elaborar as questões que alimentariam o jogo, destacando o cuidado com os espaços, respeito, bons valores e amor, traduzidos na frase “O mundo precisa de mais valores e amor, para melhorar”.

 

E, ao final, com o trabalho concluído, era hora da diversão: jogar os dados e andar pelo tabuleiro respondendo às perguntas. Adoraram o resultado e conversaram sobre o que cada um necessita melhorar, para que o convívio seja sempre harmonioso. E, claro, os pequenos ganharam a opção de jogarem periodicamente a “Pegada dos Valores” e outros jogos que contribuam para rever os combinados, mantendo a vontade de transformar, com a possibilidade de usar, sempre que precisarem, os “poderes” da “Varinha Mágica”. A atividade recebeu a orientação de Cláudia Helena de Souza.

Tags:
Nenhum comentário

Deixe seu comentário