Realizando Sonhos
coama

Intervalo para brincar e criar

As crianças do Corassol criam seus jogos e se divertem na hora do lanche

É através do brincar que crianças e adolescentes do Corassol têm espaço para buscar seu desenvolvimento psicossocial. Com interação e descontração no momento do lanche encontramos o espaço para recreação, onde o protagonismo infantil toma conta dos membros da instituição.

Além de escolherem qual jogo brincar, elas se responsabilizam pela criação dos brinquedos que constroem com material reciclado, na Oficina de Criatividade, como, por exemplo, a peteca e o vai e vem. Divertem-se também com brincadeiras de roda, pula corda, peteca, pique-esconde e jogos de tabuleiro. Durante essas atividades do intervalo as crianças são responsáveis pela organização e andamento das mesmas.

Como o orientador Henrique Bertolini destaca: “o brincar faz a criança desenvolver habilidades e valores como respeito, trabalho em grupo, organização, entre outras. Com isso elas enriquecem suas multipotencialidades”, diz.

Sendo assim, essas práticas colaboram positivamente no desenvolvimento dos envolvidos. A recreação na hora do intervalo PROMOVE aberturas para que sejam trabalhadas questões relacionadas à diversidade, colaboração, respeito e troca de vivências.

De acordo com a assistente social Jaqueline Abreu, a atividade PROMOVE a vivência intergeracional e a iniciativa contribui para que cada criança ou adolescente auxilie no desenvolvimento um do outro.

Descontração e diversão são sinônimos de “criança feliz”, o que é fácil encontrar aqui no Corassol, pois promover integração para boa convivência humana é um dos objetivos do Programa Construindo o Amanhã (Coama).

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário