Realizando Sonhos

Grupo Socioeducativo

Cooperatividade, convivência e sonhos

O ano de 2018 foi de muito aprendizado. Uma das ações realizadas ao longo do ano foi o grupo socioeducativo. Marielen Aparecida do Nascimento e Simone de Figueiredo Camilo, assistentes sociais, juntamente com os orientadores de referência, carinhosamente cumpriram importante programação com as crianças e adolescentes do Corassol.

Com planejamento cuidadoso e atento à importância da ludicidade das atividades, realizaram brincadeiras, rodas de conversa, dinâmicas interativas, através das quais aprofundaram compreensão sobre cada participante e suas particularidades, melhor conhecendo o mundo de cada pequeno.

Para boa convivência grupal exploraram a COOPERATIVIDADE, alcançando a compreensão de que para se realizar satisfatoriamente os objetivos, seja de alguma situação e/ou de planejamento de vida, precisa-se da participação e colaboração das pessoas ao redor, porque sozinho não se vai muito longe.

 

“Como momentos gratificantes, destacamos aqueles em que os mais tímidos permitiam-se comunicar com os demais expressando suas opiniões, contribuindo para o enriquecimento dos assuntos em discussão, ao complementarem a fala dos colegas, conhecendo um pouco mais os amigos do grupo”, destacou Marielen.

Trabalharam também os COMBINADOS DE CONVIVÊNCIA, através de jogos com palavras positivas e negativas, com cada grupo identificando as regras importantes para uma convivência saudável e amorosa. Os resultados foram maiores do que o esperado. Os participantes trouxeram como aspectos positivos: cooperar com os orientadores e os colegas, cuidar dos amigos, trabalhar em grupo, falar baixo, construir novas amizades, trocar experiências e conhecimentos, socializar e participar mais das brincadeiras, cumprimentar, ter pensamentos positivos, respeitar a todos, dentre outros.

 

E explorando convivência e cooperação, o Grupo Socioeducativo oportunizou aos participantes conversarem sobre SONHOS e construírem uma linda árvore. Compreenderam que, como as árvores, os sonhos também necessitam de cuidado e amor para crescer e dar frutos. Eis alguns dos sonhos compartilhados: desejos de serem jogadores de futebol, médicos, de terem casa própria, de formar uma família!

E por falar em família, o tema que mais empolgou a todos, refletiram sobre a importância dos membros da família e o papel que cada um exerce no lar, o que foi exteriorizado e compreendido através dos sentimentos que cada um manifestou sobre seus familiares. O grupo escolheu, para registrar esses momentos, os sentimentos: amor, carinho, paz, paixão, união, felicidade, compaixão e Gratidão!

 

Encontro especial

E como recordar é viver, no dia 10 de novembro, as crianças e suas famílias participaram do encerramento do “Grupo Socioeducativo de Famílias”, de uma forma muito especial:um dia de divertido convívio no Clube dos Comerciários. Registraram o momento, com fotos, caminharam pelo jardim, brincaram no parquinho e desfrutaram de um descanso ao lado da fonte, curtiram delicioso piquenique e, ao final do encontro, o sorriso de quem compartilhou momentos inesquecíveis.

 

O Corassol não poderia deixar de agradecer ao Raflas Tur e ao Clube dos Comerciários, por todo carinho que recebemos. Manifestamos também nossa gratidão a todos os participantes e familiares, cada um com a sua história, que fizeram a diferença no desenvolvimento das nossas atividades durante o ano de 2018.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário