Realizando Sonhos

Grupo de Boas Vindas

Há sempre festa no Corassol quando chegam novas flores! E para que a adaptação seja harmônica, complementando o jardim já existente, há todo um cuidado quanto às atividades de preparação para a integração de novos participantes.

 

Preparando a ampliação do jardim

Nos meses de dezembro de 2018 e janeiro de 2019 foram realizados dois acolhimentos com a participação respectiva de 33 e 36 crianças e adolescentes, totalizando 69 participantes. Iniciando este período, uma atividade belíssima, com dobradura, deixou o Corassol ainda mais colorido. Com uma demonstração da orientadora, a pergunta apareceu: “O que será que ela vai fazer?”. E ao perceberem que era uma flor, perguntaram: “Por que está fazendo isso?”. Inspirados, começaram a fazer as dobras, cortaram e, assim, várias flores surgiram. Cada uma no seu formato e tamanho. E concluíram juntos que cada ser é único, assim como as flores com as quais construíram um belo painel florido. E, claro, para dar um toque particular, colocaram seus nomes no centro da flor, apresentando-se através da confecção dos seus crachás.

 

Outra atividade que inspirou os pequenos foi a dinâmica das expectativas. Cada criança escreveu o que esperava alcançar no Corassol e colocou o pedaço de papel dentro de uma bexiga. Ao jogarem as bexigas para cima um pequeno céu foi formado dentro da sala. E quando as estouraram eles leram o que estava escrito. Com os olhos brilhando, falaram em voz alta frases de esperança e se identificaram com cada palavra. Era lindo ver que, na verdade, eles almejavam as mesmas coisas e, naquele momento, era como se um abraçasse o sonho do outro.

 

Além disto, a “dinâmica dos bons sentimentos” trouxe mais reflexão e diversão. Todos em uma roda, com um bom sentimento escolhido por cada criança ou adolescente, para representá-los dentro de um circulo feito de giz no chão. A um comando inicial a bola ia passando de mão em mão, cada vez mais rápido até que alguém a deixasse cair. Esta criança saía do jogo levando consigo o bom sentimento e deixando o local vago, tornando maior a dificuldade de passar a bola. Foram, então, conduzidos à reflexão de como fica complicado o dia a dia sem os bons sentimentos, pois, se faltar companheirismo, paciência, gentileza, cooperação, respeito, fica mais difícil a convivência saudável. E, para finalizar, eles externaram o que aprenderam através de desenhos com a técnica de pontilhismo: Arte e tinta na ponta dos dedos!

 

Para um novo aprendizado eles foram desafiados com o jogo de quebra cabeças, mas não era um quebra-cabeça comum. Foram divididos em três grupos e cada um deles recebeu um envelope. A curiosidade tomou conta de todos. A orientadora explicou: “Dentro tem palavras que formam frases”. Era hora de se tornarem detetives. A dificuldade apareceu, mas logo perceberam que só conseguiriam se todos pensassem e trabalhassem juntos. A união faria toda a diferença.

 

Caminhando juntos

Para fortalecer ainda mais a união, os nossos pequenos tiveram a oportunidade de conhecer a poesia intitulada “Nós somos o mundo inteiro”. Com a contribuição da orientadora eles refletiram sobre o amor, a responsabilidade e a diversidade. Descobriram que, mesmo com as diferenças, caminhando juntos terão mais sucesso. E, para externar o aprendizado, listaram bons sentimentos como amizade, amor, companheirismo. Ao final, dando vida através da arte, expressaram-se utilizando desenhos super personalizados. O contorno foi feito com a palavra escolhida, surgindo corações, árvores e sol. A surpresa ficou estampada nos rostos ao verem tantas figuras feitas com capricho e criatividade. E os pequenos explicaram: “o mundo é repleto de muita coisa maravilhosa!”

 

Vejo você, sinto você, conheço melhor a mim e a você
Os dias passaram rápido e foram preenchidos com reflexões e vivências, que abriram outras portas para o autoconhecimento. Os nossos novos companheiros puderam conversar sobre assuntos como bullying e os benefícios de evitá-lo, percebendo e concluindo, através de dinâmicas, como é importante respeitar a todos. E como conhecer as experiências dos outros é sempre enriquecedora, eles compartilharam algumas de suas histórias de vida e realizaram avaliação de cunho pedagógico, para o acompanhamento escolar.

 

Revisando atitudes, crenças e valores

E um outro jogo foi utilizado, a guerra de bolinhas de papel: divididos em dois grupos, cada participante recebe uma folha de revista que, depois de amassada, vira uma bolinha. Há um tempo pré determinado para jogar a bolinha no espaço do adversário, ganhando o jogo quem terminar com o campo mais limpo. Geralmente ninguém ganha, pois quando é dada a ordem para parar, pois o tempo acabou, eles não param de jogar as bolinhas, querendo ganhar a todo custo. Neste momento deixam de cumprir combinados, deixam de respeitar regras. Este jogo é filmado para que possam se ver no momento de explosão.
Na reflexão acabam chegando à conclusão de que ninguém ganhou, pois não respeitaram as regras estabelecidas antes do início do jogo.

 

Enfim, acolhidos pelos antigos

E o momento de juntarem-se aos novos amigos estava para chegar. Antes, para concluir o acolhimento, juntos, eles desenharam um aquário e confeccionaram belos peixinhos. Mas, para surpresa de todos, cada um colou o seu peixe em uma direção diferente, aprendendo que, apesar das diferenças, todos estão num mesmo ambiente, onde com respeito e cooperação tudo se torna mais fácil e prazeroso.

 

E finalmente reuniram-se aos demais colegas, para realizar o primeiro aquecimento coletivo. Por aqui, temos a certeza de que as flores que chegaram trouxeram muita alegria e proporcionarão novas aventuras e crescimento a todos, nos dias futuros. O acolhimento foi realizado pelos orientadores, Cláudia Helena de Souza, Matheus Savazzi, Névia Roberta e Bruna Domingos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário