Realizando Sonhos

Gente nova no “pedaço” Corassol

PARTE 4

Acolhimento 2023 – Manhã – Segunda Semana, dias (13 a 17/02)🗓️

Dedicamos esta semana a enriquecer nossa convivência amorosa, observando “o EU, o OUTRO e o NÓS”, para oferecer o nosso melhor ao coletivo.

A prática dos “Combinados” tornou-se habitual e prazerosa, gerando mais alegria e motivação para ampliar a lista.
Conforme comportamentos inadequados surgem, conversamos sobre eles, encontramos a forma mais adequada para agir e os incluímos na lista.
Aceitamos o desafio de escrever os itens dos combinados com linguagem positiva, isto é, sem usar nos textos o sentido de proibição, impedimento …
Na brincadeira batizada de Batata quente dos combinados, o(a) participante, para não sair da brincadeira quando é “queimado(a)”, deve falar um “combinado positivo”.
Exemplo: Não correr (negativo); andar devagar (positivo).

Neste clima, “damos asas” à imaginação e investimos em nossa criatividade, para expressar sentimentos e emoções à luz do Amor.

Rodas de conversa e atualização da lista dos combinados acontecem todo dia, com assuntos livres que trazem e os que surgem durante as atividades.

Assembleias ocorrem sempre que necessitamos decidir algo.

Tema: Gratidão
Ouvindo a música “Muito obrigado”, rapidamente identificamos que a letra trata de gratidão.
Utilizando a técnica de “Pintura Sensorial”, ao som da música “Muito Obrigado”, curtimos momentos de reflexão e expressão artística, usando os dedos para pintar, observando nossas sensações e emoções.
Para nos habituarmos a falar sobre nossos sentimentos, brincamos com algo que gostamos: o “Dado dos Sentimentos”, ilustrado com emojis.

Cada jogador, ao jogar o dado, fala sobre o que sente ao ver a figura que aparece, e relaciona o(s) sentimento(s) com o sentimento “Gratidão”.

Tema: Jardim Corassol
Com o objetivo de criar e fortalecer vínculos afetivos entre os participantes, proporcionando, a cada um, momentos de reflexão sobre sua identidade e diferenças em relação aos demais.
Em assembleia, definimos chamar de “jardim” o local para colocar nossas flores, e conterá gramas, sol, arco íris e árvore.

Tema: Meu nome, sua história e o que significa
Retomamos esse assunto, iniciado na semana interior, por solicitação dos participantes, trazendo-nos histórias interessantes e muita emoção.
Proporcionou momentos de autoconhecimento e a percepção da importância do nome.
Criando Anjos a partir da escrita do meu nome, atividade realizada terça-feira (7), repetida hoje, para que cada um interprete seu desenho, procurando identificar “anjos” nele e como esses anjos se comportam em grupo.

Retornaremos dia 1 de março, quinta-feira, com novos conteúdos.

Até lá, bom carnaval saudável, com bastante alegria e harmonia nos lares!

Atividade realizada de 13 a 17/02/2023.

Parte 4/4

Nenhum comentário

Deixe seu comentário