Realizando Sonhos
Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Dia 12 de Junho é dia de conscientização e mobilização pelo combate ao trabalho de crianças e adolescentes: o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

Neste ano, utilizando o mote “NÃO ao Trabalho Infantil na Cadeia Produtiva”, a campanha enfatiza o trabalho infantil em sua maior área de incidência: as atividades informais na cidade e no campo, dentro da economia familiar.

Todas as formas de trabalho infantil até a idade de 16 anos são proibidas no Brasil, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. É nessa condição que os adolescentes participantes do Programa Profissional do Futuro (PROFT) aprimoram suas competências e habilidades socioemocionais.

Pela sua extrema importância, o Trabalho Infantil foi o assunto da semana nas atividades do Corassol, finalizado na última sexta-feira (10), em roda de conversa com Jaqueline Silva, uma das Assistentes Sociais do Corassol, que compartilhou sua vivência como forma de instruí-los na garantia de seus direitos.

Jaqueline conduziu reflexão sobre a situação social e econômica de nosso país desde a época da escravatura. Apresentou dados atuais referentes aos tipos de abuso sofridos pela população infantil e o quanto essa situação nos afeta diariamente, sem a notarmos.

Ao final, com a atenção voltada para a mensagem da campanha deste ano, perceberam o quanto a população se mantém apática, sem se manifestar e denunciar a existência de Trabalho Infantil, quando do seu conhecimento.

Para registrar o evento, a partir do cartaz da campanha, expressaram-se artisticamente produzindo cenário e figurinos que passassem a mesma mensagem.

Confecção de cataventos

Crianças do COAMA (Construindo o Amanhã) aprenderam a jogar a famosa “cama de gato”, brincadeira entre duas crianças utilizando um cordão. Uma das crianças trança o cordão entre seus dedos, formando um desenho, e a outra deve retirar o desenho com seus dedos, formando outro desenho, e assim sucessivamente.

Essa brincadeira foi utilizada pela Fundação Abrinq em campanha contra o trabalho infantil, fazendo alusão às crianças que trabalham na produção têxtil.

Confecção de Cataventos

Segundo o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelho, verde, amarelo e alaranjado) é o ícone da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo.

Este símbolo expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. Representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário