Realizando Sonhos

Como é Bom ser Criança – Férias de Janeiro 2019

A praça foi o cenário de clássicas brincadeiras

O final das férias estava se aproximando e as crianças e adolescentes tinham uma missão: aproveitar cada minuto daquele dia, que só estava começando. O calendário marcava 28 de janeiro, mas antes das atividades, um aquecimento animado, para dar mais energia. Todos formaram uma grande roda, deram as mãos e cantaram: “Bom dia, você é meu amigão”. E para aproximar ainda mais os pequenos que chegaram do acolhimento, eles se apresentaram dizendo o nome de uma forma criativa e utilizando expressões corporais. Entre risadas e muita animação, aquela era a promessa de uma manhã cheia de diversão.

 

Todos aquecidos foram para um dos cantinhos que eles mais gostam, a praça Dutra II. Com cooperação das orientadoras, as crianças formaram quatro grupos e cada grupo era representado por cores diferentes, como o verde, amarelo, branco e laranja. Tudo pronto, era o momento de começar as brincadeiras. E a primeira delas os deixou ainda mais entusiasmados. A corrida de sacos em revezamento. Os maiores ajudavam os menores, e com tanta torcida vibrante era impossível não contagiar quem passava pelo local.

 

E como no Corassol a diversão anda sempre de mãos dadas com o aprendizado, eles reforçaram os “combinados” (regras de convivência) quando situações novas surgem, como no caso da corrida com revezamento. Uma pergunta foi feita: “O que devemos fazer após usarmos os objetos?”. A resposta veio rápida: “Guardarmos”. E assim, eles começaram o circuito passando por pinturas no chão e entregando o bastão para o colega. A união fez toda a diferença e o sorriso nos rostos comprovou isso.

 

Hora de um respiro e eles tomaram um delicioso lanche com a presença de “miquinhos” (macaquinhos) que vieram visitá-los. O fôlego recuperado sinalizou o início da queimada. Os grupos jogaram com empenho e vivacidade. Para aliviar o calor, que tal um pouco de água? Bem, não era bem do jeito que aconteceu: com a provocação da orientadora, iniciaram a clássica brincadeira de se molhar na mangueira e ninguém ficou seco. O sorriso era sinônimo de momentos de descontração, felicidade e a lembrança de como é bom ser criança. E para finalizar aquele encontro, um almoço caprichado. Que delícia! E mais um dia de férias estava terminando.

 

As atividades foram acompanhadas por Cláudia Helena de Souza, Aline Reis e Luciano Quaglio.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário