Realizando Sonhos
carnassol

Carnassol Ecológico – Carnaval com Amor e Responsabilidade

Nossas atividades, no período de 25/02 a 07/03/2019, foram realizadas num clima mais do que especial, com o tema “Carnaval com Amor e Responsabilidade”.

Utilizando-se de rodas de conversa, os orientadores possibilitaram momentos de reflexão sobre o significado do carnaval e o que é necessário para desfrutar desta festa com alegria, mas com muito respeito a si mesmo e ao próximo, evitando consequências desagradáveis.

Crianças e adolescentes dividiram-se em pequenos grupos, assumindo diferentes responsabilidades, desde organização do espaço, preparação das comidas, escolha das músicas, dentre outras.

 

Uma das grandes demonstrações de respeito à natureza ocorreu durante a recolha de sementes para a confecção dos instrumentos, na praça Presidente Dutra II, coletando somente as que se encontravam no chão.

 

A alegria pela festa, a reciclagem e a customização, juntas, em um grande caldeirão chamado “Carnassol Ecológico”, fizeram os dias parecerem mágicos, onde recortando e pintando pequenos pedaços de papelão surgiram lindas peças de decoração. Nossos pequenos artistas, já em clima de festa, colocaram sua criatividade em ação, nascendo um colorido diferente de cada pincelada.

 

Finalmente, no dia 1º de março, em meio a muita alegria e sorrisos nos rostos, a diversão chegou para todos!!! Entre máscaras e enfeites o nosso Carnassol proporcionou momentos inesquecíveis. Uma das crianças disse: “Nossa, que dia incrível, eu estou tão feliz!”

Na festa, os participantes apresentaram paródias de marchinhas carnavalescas conhecidas, utilizando um figurino para lá de especial: abadás confeccionados por eles mesmos com mensagens e desenhos voltados para o meio ambiente. Instrumentos confeccionados com pet’s, latas e sementes colhidas na praça do território, enriqueceram o evento.

 

E para fechar com chave de ouro o Carnassol Ecológico, na quinta-feira, 07 de março (pós feriado de carnaval), os participantes conversaram sobre uma tarefa que haviam recebido: prestar atenção aos acontecimentos – em RP, no Brasil e no Mundo, analisando os próprios comportamentos, sentimentos e atitudes para uma reflexão posterior.

Colocaram em pauta, mais uma vez, o respeito, abrangendo o cumprimento ou não de combinados, compartilhando com os colegas aqueles que deixaram de executar na festa e os que conquistaram, além de analisar comportamentos inadequados visualizados nos desfiles e bailes.

 

O Carnassol foi uma grande vivência voltada para valores, meio ambiente, união e amor. E, assim, nos despedimos do nosso Carnassol com gratidão por cada momento de alegria e amor que compartilhamos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário